HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: AOS MAIS VELHOS UMA PERGUNTA, URSULA ANDREWS OU RACHEL WELCH?

Outro dia me perguntaram, sem rodeios. O que é mais importante para mim, na escolha de um reprodutor? Campanha ou pedigree? Não seria possivel as duas coisas em um fisico - que não foi mencionado por quem arguiu - que considerasse importante? Talvez não fosse exatamente esta a resposta que o leitor queria receber. Mas tem coisas que só a sencibilidade de um caso a caso poderá melhor responder. Outrossim pergunto aos mais velhos: quem era mais bonita, Ursula Andrews ou Rachel Welch? Eu não seria capaz de dizer. Logo, a que caisse na rede, seria o peixe.

Mas pensando melhor, sei que o leitor tinha um pingo de razão em perguntar o que perguntou. No Brasil, em um fisico perfeito, fica muito difícil, por razões financeiras, se unir uma grande campanha a uma grande genética. E assim tendo que optar por um, ficaria em primeiro lugar com a genética. Mas estaria correto?

Vamos a um exemplo prático, Scat Daddy era um muito bom cavalo mas California Chrome era elemento de exceção. Em genética, os papéis poderiam ser mudados de forma drástica. Logo eu escolheria Scat Daddy. Mas agora além de ser impossivel de ser o primeiro e mesmo se possivel inviável economicamente falando, cria-se a oportunidade de se conseguir o segundo. Foi este o raciocio dos investidores chilenos, ao se arriscarem nesta nova empreitada. Uma coisa é certa; é melhor do que não se trazer bulhufas!

Giant's Causeway fracassou redondamente na Austrália. Fusaichi Pegasus por onde tenha passado. Estão ai, dois exemplos de reprodutores que tinham fisico, campanha e pedigree e foram incapazes de deixar saudades tanto na Argentina, quanto no Chile. Que dirá na Australia. E o mais interessante Giant´s Causeway foi um monstro no hemisfério norte. 

Mantendo-se na mesma linha de raciocinio, Spend a Buck, tinha o fisico e a campanha, embora lhe faltasse pedigree, e foi sucesso no Brasil. Desta forma, fica fácil de se entender que não existe uma regra básica. Para uns funcionam melhor alhos. Para outros bugalhos.

Se Spend a Buck funcionou no Brasil, porque California Chrome não irá funcionar no Chile? Em minha opinião não existirá impedimento algum. Porém, acho que dificilmente alcançará o sucesso de Scat Daddy. E ai entra um dado pitoresco. No Chile o pedigree sempre prevaleceu sobre a campanha. Settleman Day, Mr, Long e Roy foram indiscutiveis leading sires e tinham fisico e pedigree, embora lhes faltassem uma campanha de primeiro nivel. E ai Jeroboão?

Ao leitor que me perguntou, não tive outra alternativa, que se não podendo ter os três pilares que formam um stallion prospect, de alto nivel, no Chile eu optaria por abrir mão da grande campanha, No Brasil, eu não teria tanta certeza.