HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 10 de setembro de 2017

A VOZ DO POVO É A VOz DE DEUS

Invasor

Vou direto ao assunto, embora muito quizesse dizer do que acho da oportunidade que o senhor dá, ao abrir seu conhecimento, para gente como eu, que como o senhor tão propriamente diz, "está interessado a saber o porque das coisas". Minha pergunta pode soar banal, mas realmente não sei a resposta. Porisso a formulo. O senhor defende o garanhão nacional com muita lógica e eu me pergunto, porque não temos uma tribo genuinamente nacional?

Desde já obrigado por seu tempo

Cristovão Maria Colombo

Cristovão,

Não sei sua idade, nem menos conhecimento a sua pessoa, mas sei que alguém que responde pelo nome de Cristovão Colombo, mesmo separados por um Maria - provavelmente o nome de sua mãe - deve ter sido algo que marcou a sua vida no colégio. Tive na faculdade um colega chamado de Thomas Raul Edison, e não foram poucas as vezes que teve que ouvir ser o descobridor da lâmpada.

Pois bem, você como homônimo ao descobridor do pais onde atualmente resido, formula sua pergunta, iniciando por o senhor defende o garanhão nacional com muita lógica...

Cristovão, o navegador Cristovão Colombo chegou a América e Thomas Edison, a lâmpada, ambos ºelo taciocinio lógico. Como o são todas as descobertas Não consigo visualizar nada que na verdade se baseia em suposições, do que no prisma da lógica. E o Brasil, é um pais sem lógica. Nosso turfe mais ainda. Se não demos chances reais aos filhos de Ghadeer, Locris, Tumble Lark, porque dariamos aos de Clackson, Sabinus e Hard Buck?

Muito dos criadores brasileiros repudiam o reprodutor nacional. E a razão é simples. Preferem a moda à lógica. Hoje um filho de Galileo, sem campanha alguma, tem um inicio mais amparado que todos os filhos de Clackson juntos. Você viu ou ouviu que algum filho de Clackson, tenha servido no Mondesir, no Santa Maria de Araras ou no Santa Ana do Rio Grande. Não perca tempo em pesquisar. A resposta é não. 

Baronius, um dos maiores reprodutores nacionais, mesmo contando com deficiências no âmbito da fertilizade, foi amparado apenas por seu criador. Mas seus filhos como  os de Itajara, não compartilharam do mesmo privilégio.

Da forma encaro a seleção de reprodutores para padrear nossas éguas, no minimo como sui-generis. Acreditamos apenas no pai do reprodutor, se este tenha sido um chefe de raça no hemisfério norte,o escolhido pode até se dar o luxo de ter sido um matungo. Enquanto isto na Australia, a linha de Sir Tristram, via Zabel reluz, como os Sunday Silences no Japão e diria até que os Candy Stripes na Argentina. Olha o estrago que Candy ride está fazendo no hemisfério norte.

Invasor, não me parece ser um reprodutor que reuna as condições minimas para padrear nos Estados Unidos. E hoje isto está provado, selado e sacramentado. Mas porque não irá criar uma linha própria no Uruguai, terra onde se consagrou? Porque nós brasileiros não repatriamos Pico Central, Einstein e Sandpit? Houve uma época onde isto foi possivel, mas recalcitramos, cegos em trazer aranhas e lacraias, que em várias oportunidades perderam para os mesmos. Ou se não perderam, nunca atingiram o patamar que estes atingiram. Outrossim, possuiam pedigrees fashionables.

Cristovão, sei que você não é o descobridor da América e eu muito menos um gênio da lâmpada, mas ambos temos que concordar que Northern Dancer e Mr. Prospector, não foram sequer cogitados ao cetro de cavalos do século. Outrossim, muitos foram seus filhos que tiveram chances reprodutivas, e aqueles portadores da capacidade de transmitir o que de melhor havia na tribo, tornaram possivel que estas se expandissem.

Nós teriamos que ter a coragem de levar isto adiante com filhos de grandes campeões nacionais, que se sairam bem no breeding-shed. Mas nós sabemos, de antemão, que a lógica nunca foi o forte do povo brasileiro. Tanto isto é verdade, que ainda acham que o Lula pode se candidatar a presidência em 2018, e tem gente que ainda chora lágrimas de chafariz, com saudades de dona Dilma...

Um grande abraço
Renato Gameiro