HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 23 de setembro de 2017

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: A FORÇA DA CLASSE

Na última segunda feira, foi anunciado a morte do ex-coronel Stanislav Petrov, na minha opinião o maior responsável para o mundo ainda existir. Em 1983, ele recebeu a ordem para disparar misseis atômicos contra o território norte-americano, no auge da guerra fria. Para quem não se lembra, a União Sovietica abateu o voô comercial da Korea Airlines, e o coronel recebeu a ordem de lançar todo o material, pois, segundo lhe foi informado os mísseis norte-americanos estavam a caminho. Alegando não ter entendido a ordem ele se negou a cumpri-la. Agora imaginem, se ele, cumpre?

Eu sempre defendi aqui neste blog, e por onde a minha escrita passou, que o se, deveria ser abolido definitivamente. Seja da vida real, seja do turfe. Para mim as coisas são ou não são. Mas seriam mesmo?

Pergunto-me o que aconteceria se Jarraar tivesse tido mais do que duas gerações no Brasil? E Dubai Millenium, mais do que uma única. Isto são dúvidas que sempre estiveram em minha mente. Mas não seria isto uma verdadeira escravização do se?

Eu acho que existe uma outra grande dúvida em minha mente. Quem seria mais importante em termos de transmissão de classe? Urban Sea ou Fall Aspen. As duas foram ganhadoras de graduação máxima. Conheci a ambas, e garanto que nenhuma delas poderia ser considerada, modelos de fisico e expressão. Ao contrário de Special, que o era. Mas alguém poderia negar que elas ultrapassaram as raias da normalidade?

Escrevi outro dia sobre Fall Aspen. 15 ganhadores de graduação máxima dela descendem. E isto no período que teremos que considerar exíguo de tempo. Mas há de se convir, que sua importância vital no desenvolvimento da equinocultura, está ligado a uma sua filha, Colorado Dancer, a mãe de Dubai Millenium, o pai de Dubawi.

Urban Sea, excedeu a tudo que poderia ser imaginado. Ela própria é a mãe de Galileo e de Sea the Stars. Isto não lembra a vocês Scapa Flow? E quando vejo nas estatísticas de reprodutores, onde se colocam Galileo, Dubawi e Sea the Stars, formalizo mais ainda a minha crensa, que estas duas éguas, podem ser definidas, como o principio de algo. Elas são a verdadeira fonte de classe. Imaginem, daqui a alguns anos, duplicações das mesmas.

E ainda existem Hansili, Dhalia, Slighty Dangerius e outras. Mão seriam ela algo a se marcar como altas fontes de performance? 

Quem seriam, em sua opinião, as grandes reprodutoras do turfe moderno? Uma forma de aferição, é sua capacidade de produzzir cavalos com boa participação, na esfera mais alta da atividade: os chamdos Group 1 horses. Então, vejamos.

Falls Aspen com seus 14 produtos, produziu a sete Group 1 horses, O mesmo número que Hansili com 10 produtos e Urban Sea com 11. Com seis Group 1 horses, vem a seguir Dahlia, Darara e Slightly Dangerous, todas com 13 produtos cada. Na turma dos cinco Group 1 horses, aparecem Coup de Folie com 12 registrados, Ionian Sea com 13, Toussaud com 10 e You'resothrilling com apenas cinco. A partir dai entram as mortais. Todas no hemisfério norte.

E o que podemos dizer em relação ao hemisfério sul? Creio que nenhum outra égua atingiu a marca de cinco ganhadores de grupo 1, em sua produção, de 1974 para cá. Eu estou me referindo a Group 1 winner, não apenas Group 1 horses. Ela atende pelo sugestivo nome de Eight Carat. 

O que mais impressiona a mim, nesta égua, é o fato dela ter produzido um total de apenas 10 produtos, o que faz seu indice ser 50% de acerto na mais alta esfera do mercado. Quen poderia desafiar estes números?




Este, é a meu ver, o principio básico do estudo de pedigrees. Tentar definir qual a(s) fonte(s) da classe. Por isto dou tanto ênfase a estruturas genéticas e a garanhões com o maior numero de matriarcas e chefes de raça.

Ninguém deve viver escravisado a qualquer coisa. Quanto mais em se tratando do se. No turfe, quanto mais firmes forem os posicionamentos, maiores serão as suas chances de êxito, pois, mesmo que a sua vertente escolhida seja a errada, serve como ensinamento. E o mesmo erro, pelo menos, você não há de cometer,