HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

PONTO CEGO: O MAPA DO TESOURO

El Gran Senor

Perguntaram-me qual foi o pedigree que mais me impressionou recentememte, e imediatamente um punhado deles veio a minha cabeça, pelas mais diversas causas. Evidentemente que me encanto com um pedigree recheado de chefes de raça, matriarcas, ambos preferencialmente duplicados, e se possível, com uma linha baixa transmissora de classicismo, por um veio consagrado ou com possibilidades de se consagrar.

Outrossim, sou ainda daqueles que tento ver num elemento, os traços daquele grande corredor que em minha opinião norteia o pedigree. Foi assim com Estrela Monarchos.

Fui examina-la, primeiramente por ela ser uma descendente de Best in Show. Segundo por sua estrutura de pedigree ser formada por ganhadores do kentucky Derby e Travers Stakes, a começar de seu pai Monarchos, de seu avô materno Fusaichi Pegasus, do pai de sua avô Northern Dancer, todos ganhadores da principal prova de Churchill Downs, terminando com o pai de sua bisavó, Buckpasser, ganhador do Travers Stakes, o Derby do verão, E somando-se a isto os imbreeds em Northern Dancer e Buckpasser.




Selecionar alguém a ser inspecionado é uma coisa, gostar do que viu outra, maravilhar-se é que se torna o problema. E Estrela Monarchos maravilhou-me a ponto de eu telefonar para o Aluizio Merlin Ribeiro, que não ía comprar absolutamente nada, e convence-lo de faze-lo.

E porque ela maravilhou-me? Pois ela tinha o mesmo desenho de uma dos potros que reputo um dos três mais impressionantes fisicos que vi como yearling em Keeneland: El Gran Senor, E aquele fato não era por coincidência, já que ele era irmão inteiro da avó da potranca em questão. Para mim soou como uma dica divina.  Logo, não é apenas pedigree, é a perfeita interação entre pedigree e fisico.


Descobrir esta peuliaridades em um elemento ganha uma prova de grupo 1, é uma coisa que tem que ser considerada importante. Outrossim, fazê-lo, como forma de montar sua short list de inspeção me parece mais importante. O mercado não se dignou nem a inspeciona-la. A presença de Monarchos, liquidou com suas chances nas vendas. 

Mudando de polo, fiquei tão impressionado com a forma de Frankel se portar em sua estréia, que fiz a hedionda afirmativa, que ali estava o novo Ribot. Ainda bem que minha profecia funcionou e ele tem um timeform, superior a uma das obras primas de Tesio. Pois bem, um dos filhos de Frankel, que mais me impressionou em pedigree, foi um de sua primeira geração chamado de Cunco.

Cunco

Atentem que seu pedigree é formado em sua estrutura principal, por imbreeds nos três mais importantes chefes de raça da era moderna: Northern Dancer, Sadlers Wells e Danehill, e se você analisar seus linegreeds, tomarão conciência da presença de 17 linhas de Nearco, 13 de Hyperion e 13 de Native Dancer, três dos mais destacados chefes de raça da metade do século passado. E este pedigree, foi idealizado por um sul-americano, o haras Don Alberto. que o criou e tem a sua propriedade.



Portanto não existe um pedigree que tenha me chamado mais atenção que outros. Cada um tem a sua característica, e  cabe a você entende-las, pois, pedigrees são mapas. Você tem que saber le-los e mais importante ainda decifra-los. Eles o podem levar a descoberta do tesouro, ou simplesmente a lugar algum. Mas qualquer que seja o destino, o primeiro passo para o sucesso, é tentar respeita-los.