Não creio que esta versão, que acabamos de assistir da Breeders Cup, possa ser vista como produtiva. Vai ficar marcada para sempre na história, mais pelos fracassos de mitos, do que propriamente o despertar de novos horizontes. Definitivamente Del Mar não é o palco ideal para um embate destas proporções. Caracterizou-se a meu ver por parâmetros que se repetiram por quase dois dias, nas 13 carreiras que compuseram o festival.
Quem liderava a carreira parava. Quem vinha junta a cerca, sucumbia. E assim Lady Eli, Lady Aurelia, Ribchester, Highland Reel, Bolt d'Oro. Defrong, Unique Belle, Stellar Wind e até Arrogate, foram caindo um a um, como moscas abatidas. Será que a voz do povo deixou de ser a voz de Deus? Será que ninguém nada entende, e porisso os resultados foram distintos do refletido no movimento de apostas? Quando uma, duas ou três zebras em dez embates aparecem, já é para se ficar de orelha em pé. Agora imaginem nove em 10 corridas? Não seria algo mais?
O grupo dos citados, é composto por oito lendas e um promissor e inédito potro, do qual se falavam maravilhas. Não foram citados por mim aqui, ao Deus dará. Eles tinham a preferência popular, por serem diferenciados em suas respectivas áreas. Três deles, favoritos de devolução de capital. Logo, que me desculpem os santinhos de pau ôco, mas algo se sucedeu, pois, eles não perderam a meio corpo do ganhador. Todos sem exceção foram batidos de forma inapelável. Alguns nem decisivamente da carreira participaram. Foi, como disse, um festival mais de fracassos do que glórias.
Eu sempre afirmo que uma vez pode se sorte, duas coincidência, porém três ou mais é que há um cheirinho no ar. São por estes pequenos detalhes que sempre achei que a Breders Cup deveria ser disputada em um só hipódromo: Santa Anita ou Belmont Park, onde as exceções aparecem numa muito menor escala.
A temperatura estava amena. Não havia o abafamento dos tempos de Gulfstream park que tanto desgostaram a europeus. Não houve chuvas, terremotos e nem uma infestação de água no pantano. Porque então uma manada de bovinos de babas elásticas, assumiu uma posição de comando na situação?
As explicações hão de surgir. Sempre aparecem. Justificativas fazem parte do mercado. Cavalos de corrida neste nivel são ações ao portador. Só semana próxima serão colocadas a venda em hasta publica, elementos como Best Perfomance, Dacita, Finest City, Finleyslucky Charm, Goodyearforroses, Kittens Roar, Lady Eli, Piedi Bianchi, Sky Diamonds, Stellar Wind e Zipessa. Logo, justificativas serão sempre bem vindas, para não dizer, necessárias.
Desculpem, a desconfiança, mas nove em dez, haja explicação, pois a plausibilidade foi para o espaço.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS REGINA
HARAS FIGUEIRA DO LAGO

NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA

HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle
HARAS CIFRA

HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO