HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

domingo, 27 de maio de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: E GALILEO É PARENTE? - SEGUNDA PARTE

Continuando com a cantilena sobre o que iniciamos dois dias atrás, veremos que como foi dito, mas não convenientemente provado, o encontro de garanhões com linhas principais descendentes de Danzig nas mães Galileo, tem sido de alta eficácia, dentro destes primeiros 58 elementos tomados como universo desta pesquisa. E aqui vai a prova.

Dos 58 netos maternos de Galileo, que ganharam provas de grupo, 33 (56,89%) são descendentes diretos de Danzig, o que a principio detemina uma afinidade.  Danehill, com 28 listados, parece ser a preferência mais frequente e o fato de Fastnet Rock ter esta ascendêcia  numericamente maior, para mim é natural por ele  comercialmente ser explorado pela Coolmore, detentora do maior reduto de filhas de Galileo. Mas um filho seu já ter dado um ganhado de grupo com uma égua galileo, acende a perspectiva que pode ser por ai. O crédito que deve ser dado, é a Coolmore acreditar neste cruzamento, como agora tenta outro, com Deep Impact. Existem vinhos que melhoram com tempo, outros avinagram, como já expliquei por aqui, e a Coolmore tem um paladar apurado.

DANEHILL (28)
.....Danehill Dancer (1)
..........Choisir (2)
..........Mastercraftsman (1)
.....Darci Brahma (1)
.....Dansili
...........Stategic Prince (1)
.....Duke of Marmelade (1)
.....Exceed and Excel (1)
..........Excelebration (1)
.....Fastnet Rock (11)
..........Wanted (1)
.....Holy Roman Emperor (3)
.....Redoute's Choice (2)
.....Rock of Gibraltar (2)

GREEN DESERT (3)
.....Invincible Spirit (2)
.....Oasis Dream (1)

HARD SPUN (1)

WAR FRONT (1)

Dez são os paises onde estes 58 elementos vieram a nascer e ser criados; Africa do Sul, Alemanha, Australia, Estados Unidos, França, India, Inglaterra, Irlanda, Japão e Nova Zelandia. O que confirma que Galileo, não é um fenômeno local. Ele é um fenômeno internacional.

Há também de ser notado, que das 51 filhas de Galileo produtoras de  ganhadores de grupo nesta década, apenas uma égua concebeu um produto e o gestou com idade superior a dez anos de idade. Ente as familias maternas que conseguiram produzir nesta pesquisa três ou mais ganhadores de grupo, devem ser citadas a 16-c com quatro produtos e as 1-e, 2-f,  9-c, 16-c, 19 e 22-d com três elementos cada.

E como último imput a ser considerado, há de se saber que dos 58 elementos pertencentes a este universo de pesquisa, apenas dois não apresentam nenhum tipo de imbreed (até a quinta geração) e duplicação em matriarca (até a sexta geração). E embora a afinidade com a tribo Danzig seja evidente, apenas são notados cinco pedigrees com imbreeds em Danzig ou seus descendentes

Na criação brasileira, segundo dados do Stud Book Brasileiro, temos  oficialmente a nossos serviços, oito filhas de Galileo, sendo o Haras Old Friends o maior depositário com três. Um número ainda pequeno, mas que pode nos trazer bons resultados futuros, depois que estas éguas aclimatadas e adaptadas, a nosso meio ambiente, estejam prontas para produzir o melhor que possuam a dar.  O que por experiência conceituo em três anos.

Afinal embora cunhado não seja parente, a importância de Galileo, na segunda geração de um pedigree parece não perder força. Ao contrário, vitaliza o real potencial de um individuo. O que nos impele a imaginar que as filhas de Roderic O'Connor e Soldier of Fortune, possam também se constituir num plus genético para nosso programa criatório. Principalmente no caso do primeiro, que para mim, foi um dos importantes shuttle, que realizamos, numa longa jornada de péssimos resultados neste setor.

Não deveria você ter acesso a estes dados - que considero básicos - para consulta, na hora de selecionar um neto materno de Galileo a correr?