HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

quinta-feira, 31 de maio de 2018

PAPO DE BOTEQUIM; UMA FOGGY NOTE, OU UMA NOTA, OU EM OUTRAS PALAVRAS, NÃO MUITO CLARA

Uma vez peguntaram a Thomas Alva Edison, como ele era capaz de inventar tantas coisas, pois, se vocês não sabem, não foi apenas a lampâda de longa duração que ele inventou. O phonografo e a camera de filmar foram também por ele idealizados. A resposta dele foi simples: tenho tempo de pensar naquilo que as pessoas precisam para viver melhor.

Pois é meus queridos amigos, inimigos e neutros. Não me considero com maior imaginação do que ninguém, nem mais inteligente, outrossim tenho mais tempo para pensar num determinado assunto, que a grande maioria das pessoas. E sei o que todos querem: o craque de corrida. Ninguém sonha com o ganhador da noturna. Os tem, unica e exclusivamente, pela falta de informação de chegar a aquele que lhe pode fazer a diferença. Desta forma, tentei criar um veículo informativo, de proporções modestas, pois por mais incrível que pareça, não tem muito apoio financeiro do mercado. Todos querem ler, mas muito poucos gastar. E como existe um compromisso meu em estar sempre aprendendo, montei algo que sugerisse base de uma troca de idéias. Alguns tem a coragem de se espor. outros, infelizmente não.

Então para que se ter um blog?

A grande vantagem de ser ter um blog, é que você escreve o que quer e na hora que bem entender. Para regozijo de muitos, perco mais amigos com o blog dos que os faço, todavia, depois que completei 60 anos, descobri que dificilmente faria novos amigos e dizer verdadeiramente o que sinto, sem comprometer o editor do veículo de informação, me faz muito bem. Resumindo, ter um blog não é ser como uma mãe e padecer no paraíso, é na verdade como ser o dono do campo, do jogo de camisas e até da bola. Joga quem você quer na hora que mais lhe agradar. E quem não estiver satisfeito, que mude de estação.

Não escolho assuntos. Eles pintam naturalmente de três formas. Por intermédio da pergunta de um leitor. Muitas vezes por um fato que aconteça. Ou mesmo por produto de uma descoberta em pesquisa. daqueles detalhes que saltam as vistas. Ler e pesquisar são minhas atividades favoritas do dia a dia. Sinto que aprendo algo a cada minuto. Agora aquilo que você descobre, mas que já é de dominio publico, não me ajuda em minha outra profissão, a de agente de compra de cavalos de corrida. Eu tenho que pressintir o que está por acontecer e convencer alguém desta possibilidade.

Uma abertura de parênteses. O simples fato de convencer alguém nos dias de hoje, com o turfe que temos, por si só já me parece uma tarefa dificil. Agora imaginem de algo que não é palpavel? Passa a sr uma tarefa hercúlea. Mas eu tento e aqui fecho este parênteses.

Vocês sabem como estudo linhas maternas e estruturas genéticas. E como não sou geneticista, tenho que me valer dos resultados e da crensa que de onde vem fumaça, haverá fogo. Quando Asddrubal venceu seu grupo 3 no Brasil, minha atenção foi chamada pela sua estrutura genética onde brilhavam duas duplicações nas éguas Foggy Note e Grand Splendour, além de um moderado imbreed em Fappiano. Evidente que para quem só estuda pedigrees até a quinta geração , as duplicações nestas importantes éguas passaram de galope, totalmente a desapercebido.

Não me lembro exatamente quando antes,  mas questão creio eu de semanas, Mohaymen despontara na Florida como um lidimo postulante ao Kentucky Derby. E ele era ele duplicado também em Grand Splendor e Foggy Note, e com imbreeds no pai de Fappiano, Mr. Prospector e mais em Nothern Dancer e In Reality. Evidente que a estrutura genética em Mohaymen é mais incisiva que a de Asddrubal, mas também creio ser mais dificil e se ganhar o  Fountain of Youth (Gr,2) em Gulfstream Park que o Classico Mariano de Azevedo Ribeiro (Gr.3) na Gávea. Porém, havia muita similaridade na formação destes dois pedigrees.

Como também com o do sprinter uruguaio, Ethanol. E ai me veio à mente. Se uma estrutura de imbreeds em duas determinadas matriarcas funciona, nos Estados Unidos, no Brasil e ni Uruguai, algo de especial ela deve ter. Vocês não concordam?


Levando-se em conta os ganhadores de grupo desta década veremos que Foggy Note está crescendo aos olhos de muitos. Com nove elementos duplicados, três deles com a importante presença de outra duplicação em Grand Splendour. Note-se que dos nove elementos base deste universo de pesquisa, mais da metade são descendetes em linha alta de A. P. Indy. Quatro por Tapit e um por Ecclesiastic. isto não seria um detalhe a se levar em consideração?

Acho este um toque importante a se levar em consideração quando da seleção de um cavalo para as pistas. Vocês não acham?