HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 14 de junho de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: DA ONDE VEM A STAMINA DE DOSSELMEYER?



Nunca tive problemas estomacais, talvez pelo fato que consiga, até o presente momento, digerir tudo com extrema lentidão. Inclusive pensamentos e fatos. Mas de vez em quando tenho que ouvir algumas abobrinhas, como a do locutor, dizendo que seia o jogo dos dois melhoes times do pais. Que o Flamengo nada de braçada, ok. Até o catador de guimba, tem noção. Mas o Palmeiras, que nem na zona da Libertadores está, me parece uma uma patriotada.

O desfecho dos 3,000 metros - uma distância que já foi tremendamente respeitada em nosso turfe - mostrou a total supremacia do importado Drosselmeyer, um cavalo que em campanha não demonstrou nenhuma aceleração final, mas que mantinha do inicio ao fim a mesma toada. Ganhou suas duas principais carreiras, o belmont Stakes e a Breeders Cup Classic, ambas na distância de 2400 metros, da mesma forma, Nunca mudou a sua marcha.

Na Gávea, Enólogo e Guaruca dominaram as ações, numa distância considerada pelos mercados turfisticos como mortas. Um direito que assite a cada um- Eu acho que Drosselmeyer achou seu lugar em nossa criação: produzindo cavalos que vão ao fundo. Agora se vocês me perguntarem de onde vem esta capacidade staminica, lhes responderei que não sei, Afinal Drosselmeyer é produto e dois cavalos que não passaram da milha. Drosselmeyer um flyer e Moscow Balley um ganhador aos dois anos de um grupo 3 para dois anos em Curragh. Mas como se trata de um filho de Nijinsky, possa ser dai que a stamina tenha brotado.

Ou estamos vivendo aquela situação do pais que alguém tenha que ganhar? No presente caso, acho que não. Embora o ganhador tenha uma mãe pelo transmissor de velocidade Dodge, enquanto Guaruca tem uma mãe graduada na mila e filha do milheiro Torrencial, certas duplicações complicam ainda mais a equação staminica.



Enologo trás - como pode ser visto acima - tres duplicações em seu pedigree. Uma pelo transmissor de velocidade e classicismo Mr. Prospector e duas pelos transmissores de classicismo, principalmente acima da milha Northern Dancer e seu filho Storm Bird. Já Guaruca, apenas uma duplicação no transmissor de velocidade e classicismo Mr. Prospector, como pode ser notado abaixo. 


Pelo exposto dedus-se que a duplicação em Mr. Pospecto constante nos dois pedigrees funcionou e nõ afetou a capacidade staminic, embora Distorted Humor, Dodge e Torrential, não tenham galgado nada acima da milha.

O fato de nem ter sido relacionado ente os três melhores três anos para a eleição do Eclipse Awards, embora naquele ano tenha ganho, duas das mais importantes carreiras do calendário norte-americano, apenas demonstra a ogeriza que os criadores daquele pais nutrem por um cavalo que não seja dotado de mudnça de marcha. Drosselmeyer mesmo levado para uma das mais importantes estações de cria locais, a Winstar, nunca, em momento algum, pareceu ter um bom relacionamento com o mercado e se transformou num reprodutor  sem resultados e por tanto, factivel de ser exilado, como acabou sendo. Embora não se justifique, sempre é bom se ressaltar que há uma diferença entre um reprodutor que nunca tenha contado com "amor" do mercado e outros que aqui aportaram que contaram em seu inicio com a plena veneração deste mercado e igualmente fracassaram.

Mas sempre que tenho oportunidade gosto de frisar que o Brasil é um pais complicado e seu turfe ainda mais. Ainda esta semana tentarei explicar o porque. E Drosselmeyer foi igualmente responsavel pela heroína da prova de maior significado para as dois anos, o Grande Prêmio Francisco Vilella de Paula Machado (Gr.2). Para mim, embora Drosselmeyer reflita para mim, como individuo, a falta de velocidade, seu pedigree, como já foi explicado anteriormente exala velocidade e precocidade. Que é o que Habile Bobby parece ter.



Igualmente imbreed em Mr. Prospector, numa égua que descende por linha alta do mesmo, - ponto já ressaltado como altamente positivo nos dois pedigrees apresentados anteriormente - Habile Bobby, teria teoricamente um pedigree até mais staminado do que Enologo. O que deixa antever que ela poderá ter esta sua velocidade alastrada através da distância, Lembrando que Enólogo demonstrou resevada precocidade, ao ser terceiro no Grand Premio Francisco Vilella de Paula Machado (Gr.1) .

Em meu processo longo e lento de digerir a questão, penso que Drosselmeyer pode ser a verdadeira razão desta transmissão staminica, pois, ele próprio, pelo que demonstrou em pista, não apresenta nenhuma justificativa de ter o pedigree que tem. Mas não totalmente destituido a capacidae de transmitir precocidade e até velocidade. Eu como criador, optaria por éguas que trouxessem em seu pedigree em linha alta um descendente de Mr. Prospector e em algum lugar, um de Northern Dancer, até a terceira geração, evidenciando a aparição daquele binômio que considero mágico. Mas como sempre gosto de ressaltar, isto é apenas uma opinião.