Sei que se trata de um assunto polêmico. Se a ignorãncia se eleva no seio de nossas discuções, em assuntos amplamnte aceitos no mundo, como estruturas genéticas, linhas maternas e duplicações, discutir sobre pais de terceira mãe, parece carecer de lógica. Mas acredita quem quer, desacredita quem puder.
A verdade é que o posicionamento de um determinado cavalo num pedigree, como eletricista, mensageiro ou ponto de força, é um assunto delicado, e que necessita certa reflexão. E evidentemente que muita pesquisa-
Vamos a um exemplo que nesta década, em minha opinião, vem se transformando num importante pai de terceira mãe. Outrossim, em primeiro lugar você tem que acreditar que um cavalo posicionado como pai de uma terceira mãe, pode influir na potencialidade de um cavalo de corrida. Se você não acreditar, não há sentido ler o que vem por ai, e mude de canal. Porém, eu diria que você deveria dar um voto de crédito e pagar para ver, pois os resultados exaltam certos cavalos em certas posições.
O cavalo a que me refiro, foi um grande garanhão, um péssimo pai de garanhões, fraco avô materno, mas que como pai de terceira mãe, já conta nesta década, com nada menos que 53 individuais ganhadores de grupo. Que para quem não sabe, é um número bastante significativo. Seu nome, Vaguely Noble.
Quantos destes ganhadores tiveram como pai de segunda mães, filhas de um mesmo reprodutor? Acima de três, apenas filhas de Chief's Crown (4). Com três, filhas de Dayjur. Lomond, Sadlers Wells e Tesco Boy, que à exceção do último, tratam-se todos descendentes de Northern Dancer.
Não creio que possa ser considerado um nick, mas diria ser uma afinidade a ser levada em consideração. Como também não quero aqui defender que você irá selecionar um potro apenas sua terceira mãe ser uma filha de Vaguely Noble. Mas se ele tiver uma terceira mãe Vaguely Noble, com uma segunda, filha de um descendente de Northen Dancer, é um ponto positivo que você deve marcar em sua short-list.
O que eu tenho notado, é que certos cavalos se transformam em ponto de força em certas posições no pedigee, mesmo aqueles como Vaguely Noble, que falhou em outras posições e cujos imbreeds não tem funcionado a contendo.
Informação é coisa importante quando tem uma consistência de resultados que o avalisem. E creio que devem ser exploradas a medida que você tenha que exercer opções, entre este ou aquele.
Mas respeito aqueles que não acreditem e desejo a eles boa sorte. Porque na verdade, vão precisar...
55
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
