HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

sábado, 2 de junho de 2018

PAPO DE BOTEQUIM; UMA BREVE ANALISE SOBE O OAKS

Add caption
Eu achava este Oaks aberto demais. Eram nove competidoras, e creio que cinco, ou seis delas teriam a chance de ganhar. Porque, não comentei nada antes? Um grande amigo, meses atrás, alertou-me que como não jogo e muito menos sou handicapper, então para que arriscar palpites, ainda mais que errando ou acertando, seria criticado da mesma forma? E foi ai, que não entendi e pedi que ele explicasse o porque. Sua explicação foi breve, porém lógica. No Brasil, se você erra a turma te crucifica, pelo simples fato da bola fora. Você deu um palpite furado que levou muitos a jogar e perder. Se ganha, vão achar que a poule foi baixa, pois, muitos que normalmente errariam, ouvindo-o jogaram e baixaram a poule. É aquela história de que se o bicho que pega ou come. Mas voltemos aos trilhos.

Se eu tivesse que opinar, dificilmente optaria por Forever Together. E não pelo fato de ser ainda perdedora em três saidas as pistas e sim pelo fato de ser irmã de Together Forever que mesmo sendo uma Galileo, não havia conseguido chegar a milha e meia, embora tenha sido uma ganhadora de graduação máxima na milha.

Mas alguém diria ela tratar-se de um filha de Galileo, o que lhe garantiria estamina. Mas quem não era filha ou neta de Galileo nesta carreira? Somente Wild Ilusion, a segunda colocada, Given Take a sexta e I can Fly, a oitava, sendo estas duas úlimas, netas maternas de Montjeu, outro tremendo transmissor de estamina e a primeira de Monsun, outro de similar capacidade.  O resto eram filhas de Galileo ou de seus filhos Nathaniel e Frankel.

Reparem no resultado da carreira, e corrijam-me se eu estiver errado.




As quatro filhas de Galileo, fizeram na mais importante carreira da milha e meia para a geração de 3 anos de fêmeas na Inglaterra primeiro, terceiro, quarto e quinto. É mole?

Olhem o pedigree de Forever Together e suas tr~es duplicações. Elas não lhe dizem absolutamente nada?


Mas porque então eu duvidava, da capacidade estaminica de Forever Together? E eu respondeia por sua linha baixa. Por acaso estaria sugerindo que esta fosse incapaz de transmitir classe? Muito pelo contrário, classicismo é o que não falta neste segmento da 9-e.  Então porque? Pelo simples fato de considerar este segmento materno receptivo.

Vou tentar explicar melhor. Dentre os grandes segmentos maternos existem os segmentos prepotentes e os receptivos. Nos prepotentes, na grande maioria das vezes, prevalece a capacidade maior de transmissão das características locomotoras. Exemplo maior? Urban Sea. Ela ganhou o Arco, e produziu a dois filhos com alta capacidade de transmissão staminica, Galileo e Sea the Stars. Onde aparecem, esbaja.se a estamina,

Então por que duvidar que Forever Together não pudesse chegar a milha e meia? Porque a despeito de ser filha de Galileo, isto não foi bastante para Together Forever fazê-lo e muito menos seu outro irmão - só que apenas mateno - Lord Shanakill, um sprinter-miler reconhecido transmissor de limitada estamina. E de quem era filho? Dp sprinte, trasmissor de velocidade e de stamina limitada, Speighstown.

O segmento a que Forever Togethr petence é altamente transmissor de classicismo, mas como disse anteriormente receptivo. Isto é uma familia que dança conforme o ritmo estipulado por quem é coberta. Se analisarmos, os quatro cavalos de maior relevância pertencentes a este segmento, capazes de vencer os chamados clássicos britânicos, veremos que Al Bahathri ganhou a milha do Irish 1,000 Guineas e era filha do champion miler Blushing Groom. O ganhador da milha do 2,000 Guineas Haafhd era filho do champion mile Alhaarth. E Big Orange, herói dos 4,000m da Ascot Gold Cup era filho do excessivamente staminado e transmissor de stamina acima da milha e meia, Duke of Marmalade. E se levarmos em consideração que o mais importante descendente deste veio materno nos Estados Unidos, o vencedor dos, 2000m do Santa Anita Handicap, Heatseeker  é um filho de um dos maiores ganhadores de meia distância da modenidade, Giants Causeway.

Eu configuro como um segmento receptivo, aquele segmento que transmite classe, mas deixa que aquele que com que cruza, determine a capacidade locomotora.

Mas no caso de Forever together, parece que finalmente Galileo, em sua segunda tentativa, conseguiu mudar a até aqui, a ordem natural das coisas. Pois Forever Together, abusou de sobrar na turma.

Que não foi o que aconteceu com Cacksman, que eu achava que daria um vareio, mas que na verdade ganhou a Coronation Cup, como diriam os antigos, na conta do chá.

Analisem seu pedigree, Igualmente com três duplicações e descendente direto de Mumtaz Mahal (9-c). Alguém ainda teima em querer escancarar os nosso pedigees que por si só são abertos demais?