HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 10 de junho de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: UMA MÃO LAVA A OUTRA

Acredito que vários que irão ler este comentário, tiveram a oportunidade de ler uma das mais importantes obras de Fyodor Dostoyevscky, os irmãos Karamazov. Eu como fã de caderninho de Dostoyevscky não só li este clássico da literatura mundial, como também grande parte de sua obra. Pois bem, o protagonista da historia, é Alexi, mas o dono da frase a que me reporto, é um seu irmão o ateísta Ivan: Deus, morreu tudo é permitido!

No reino do PT, onde a corrupção foi institucionalizada de forma oficial, ficou claro que o lema básico era aquele velho jargão que uma mão lava a outra. Afinal para eles, Deus havia morrido e tudo era permitido. Mas a história, já provou que isto na grande maioria das vezes, não dá certo. Desde os tempos da Judea. Vejam por exemplo este caso: Pilatos lavou suas mãos, mas creio que no momento errado. Devia ter pensado um pouco mais antes de perguntar a plebe ignara, quem deveria ser crucificado. Evidente que em se tratando de despreparados, a opção sempre tenderá a recaír em Barrabás. Como hoje recai em Lula. E um dia recaiu em Hitler, Mussoline, Lenin, Mao Tse Tung, Chaves, Peron e outros meninos travessos, cujas travessuras levaram o mundo a trilha caminhos obscuros.

Felizmente no turfe, Deus ainda existe e em sua grande maioria, quando uma mão lava a outra, coisas boas tendem a acontecer, principalmente em se tratando de pedigrees. Explico no decorrer deste.

Quero novamente deixar claro que nunca garanti que Justify seria triplice coroado. Apenas alertei, depois do desfecho do Santa Anita Derby, que haveria uma grande possibilidade dele o ser. E simplesmente optei por colocar minhas fichas nele. Como poderia ter colocado - como muitos o fizeram - em qualquer um outro que houvesse se classificado a disputar o Kentucky Derby. Quiz o destino que todos seus adversários acreditassem e comungassem de um senso comum, que Deus havia morrido, e tudo seria permitido. Até derrotar o filho de Scat Daddy,

Doce ilusão, Mesmo na adversidade de não ter corrido aos dois anos e assim ver comprimida sua campanha, o que o obrigou a disputar seis carreias num curto período de dezeseis semanas, sendo as quatro últimas de graduação máxima, ele provou sua superioidade. Mas como disse Deus existe, e em 99% dos casos, a supeioridade prevalece à adversidade, temos um novo triplice coroado. E ponto!

Deus não morreu, e Justify não perdeu.

Tomou a ponta e assumindo aquele galope que tanto me impressionou na disputa do Santa Anita Derby, ganhou de ponta a ponta, mesmo não demonstrando o brilhantimo de atuações anteriores, mas provando para aqueles que ainda tinham dúvidas, ser dentro de sua geração, o inconteste lider.

Se eu senti naquele momento um triplice cooado no ar, antes mesmo dele estar inscito no Kentucky Derby, não acredito que tenha havido genialidade alguma no fato, de minha parte. Apenas o senso de observação que a experiência o ensina,  lidar e um certa coragem de dizer aquilo que se pensa.

E varias, são as razões - acredito eu - que fazem um elemento diferenciar-se dos demais. Enunciao-as.

Justify tem um pedigree sem eletricistas e muito bem moldado, principalmente no concernente a aquilo que chamo de uma estrutura genética. Ele é imbreed em Mr. Prospector na razão 5x3x5 e num dos talvez melhores filhos de Northern Dancer, o triplice coroado Nijinsky. este na razão 4x5. Possui também uma duplicação na matriarca Narrate 5x5 e justamente em seus dois mais importantes descendentes, Johannesburg e Pulpit. Para quem possa não saber, Narrate é uma das éguas base do élèvage Claiborne, com boa participação na esfera clássica e bisneta de uma das mais importantes importações de "Bull" Hancock, feita no inicio dos anos 50, Knight's Daughter, esta uma filha da segunda colocada nos 1,000 Guineas,  e terceira no Oaks, Feola, égua base do turfe europeu.

Knights Daughter é a mãe de Monarchy, que além de Round Table, produziu a State, mãe de Narrate. Logo, a duplicação de Monarchy, substitui uma pretensa falta de robustez clássica que possa se aludida a linha materna de Justify. Embora sua avó magical Ilusion tenha sido terceira no Coaching Club American Oaks (Gr.1) e sua bisavõ Vodoo Lilly, foi ganhadora do Columbia stakes (Gr,2). O que pode ser visto por muitos, e me incluo neles, aquela históia de uma mão lava a outra de resultado positivo.

Fisico não falta a Justify e aptidão menos ainda. Então o que faltaia a aqueles que duvidavam que ele pidesse ganhar a triplice coroa? Experiência de visualizar coisas claras que podem vir a ocorre com o desenrrolar dos fatos.