HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

quinta-feira, 21 de junho de 2018

PONTO CEGO: O ESTRATAGEMA DE TESIO

Vocês viram o que Portugal, Uruguay e Espanha tiveram que fazer para ganhar? Suaram sangue. E sabe porque? Porque não tem jogo fácil. Pois bem, Royal Ascot é a Copa do Mundo dos cavalos de corrida e não tem corrida fácil.

O José Carlos Fragoso Pires, Jr. me perguntou ao findar do segundo dia, o que mais me impressionara até aqui em termos das disputas em Royal Ascot e eu creio que possa dizer, sem dúvida de estar exagerando, que o ganhador do Coventry Stakes, o invicto Calyx, E por dois motivos básicos. Primeiro pela forma como ganhou. Neste tipo de carreiras disputados na reta, formam-se dois grupos, pois, os dois anos, ainda engatinhando na pista, tendem a formar um bloco e assim não só não perdem o foco, como a sua competitividade.

Calyx veio sózinho, sem participar de bloco algum e manteve seu tremendo senso de profissionalismo, ganhando como um cavalo experiente. Pelo menos, foi esta a impressão que me passou. Tem pedigree para chegar tranquilamente a milha, já que se trata de um cruzamento entre dois grandes milheiros, Kingsman e Observatory e quem sabe seguir adiante, pois, os pais de suas respectivas segunda e terceira mães são ganhadores do Derby, Quest fo Fame e Nijinsky. Todavia existe outro detalhe em seu pedigree que me encanta. E não é apenas a presença do binômio mágico. É ele, como os cinco vencedores do dia seguinte, ter em seu pedigree sete linhas de Northern Dancer, por quatro machos distintos e uma fêmea.

Alguns achariam bizarro. Eu, que respeito igualmente os linebreeds, prefiro acreditar ser uma luz, que ilumina uma nova forma de explorar a presença daquele que é, em minha opinião depois de Nearco - do qual descende - o maior chefe de raça de todos os tempos, Northern Dancer. Tesio fazia também, assim com St. Simon. Ribot tinha 13 linhas de St. Simon, sendo 10 delas distintas, seis por machos e quatro por fêmeas.

Estariam loucos os criadores modernos que estão tentando repetir a formula de Tésio, tendo eles os mensageiros principais?

Outros elementos me impessionaram, não com tanta intensidade. Without Parole e Gustav Klimt vão ser nomes de respeito na milha e Blue Point correu uma barbaridade. Espeo uma evolução de Sergei Prokofiev cuja semelhança de estrutura genºetica com Harmonizer e Justify, me impele a pensar que poderã ser um diferenciado. Porém, muita água ainda há de rolar.