HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 19 de julho de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: O REPRODUTOR UNIVERSAL

Como é fácil uma grande evento apagar outro, quando disputados concomitantemente. Vocês sabiam que enquanto a grande maioria dos olhos estava direcionada para Moscow, em Londres, estava sendo disputado outro torneio em um tal de Wimbledom? Pois é, para muitos passou a desapercebido.

No turfe, estamos acostumados a isto, pois um Galileo, apaga o brilho de outros que são considerados também grandes. Mas como dimensionar quem poderia ser  o segundo na escala de valores? Se saber quem foi um vice-presidente de qualque coisa, já é dificil, imaginem algo tão subjetivo como o segundo colocado numa escala de valores, à nivel mundial? Pois é, me perguntaram isto e eu derrapei, já que existem nomes como Dubawi, Tapit, Medaglia d'Oro, Candy Ride, Kitten's Joy e até Deep Impact, que flutuam em minha mente.

Independentemente quem seja o elemento de sua predileção, há de se notar, que se tratam de reprodutores descendentes de quatro tribos distintas. Mr. Prospector (2), Seattle Slew, Northern Dancer (2) e Hail to Reason. E isto num mundo direcionado hoje, as duplicações em pontos de força, me parece notável de ser comentado. Há de se convir, que estamos nos relatando a três continentes distintos, o que equivale se dizer, que a adaptação de tribos, pode estar interligada a perfeita aclimatação aos diferentes meio ambientes.

Já aqui comentei, como os Buckpasser se adequam apenas na América do Sul.  Os Icecapades ao Brasil. O que evidencia que o ponto de vista defendido acima, é válido e digno de pelo menos ser estudado. Embora existam aquele que possam achar isto supérfulo.

Desde cedo aprendi, que nada é superfulo. Um detalhe, por menor que possa ser, faz a diferença.

Um parênteses. A França acaba de ganhar uma Copa, com 18 jogadores que não são aquilo que possamos chamar de reais franceses.  Dois nasceram na África e 16 eram filhos de imigrantes. E minha pergunta passa a ser, seria isto uma seleção nacional, como a do Brasil, ou um time formado por gente de várias etnias que defendem uma mesma camisa? São detalhes como estes, que podem vir fazer a diferença. Fecho parênteses.

O que difere o grande reprodutor mundial do bom reprodutor regional? A sua capacidade de gerar elementos ganhadores de grupo em outros centros turfisticos como o acontecido como Kitten's Joy e Medagli d'Oro nestas duas últimas semanas. Roaring Lion, filho de Kitten's Joy venceu o Eclipse Stakes (Gr.1) em Sandown Park, enquanto Gyllen, filho de Medaglia d'Oro, vencia em Maisons-Laffittr, o Prix Eugene Aidan (Gr.2). Enquanto isto Athena, ganhava o Belmont Oaks (Gr.1) de Belmont Park. Ela que é filha da primeira geração do em ascenção do Derby winner inglês, Camelot. E o que dizer de Saxon Warrior, um Deep Impact, que venceu a primeira prova da triplice coroa inglesa?

Hoje o grande reprodutor, aquele que quer fazer história, não pode ficar apenas restrito a ter sucesso dentro de suas fronteiras. Ele tem que transgredi-las. Ele tem que se provar, universal.