HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

terça-feira, 17 de julho de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: TEMPOS DISTINTOS

Não sou o dono da verdade. Longe disto, mas confesso - sem falsa modéstia - que sei mais verdades que muita pessoas do mercado do cavalo de corrida no Brasil. E por isto, as procuro expor aqui neste blog. Ter um blog para apregoar abobrinhas, ou puxar o saco deste ou daquele, não faz o meu gênero. É melhor descer e ir a praia...

Vivemos tempos diferentes. Quem diria que numa Copa do Mundo disputada no Brasil, levariamos 10 goals em menos de cinco dias? Ou que a Coreia do Sul, na Copa seguinte, despachasse os campeões do mundo, ainda na fase de grupos? Alguém, em sã consciência apontaria a Croácia como finalista, antes do inicio da Copa? E que ela meteria três goals na Argentina de Messi? Sobreviveria a três prorrogações? Pois é, amigos, inimigos e neutros, quem não se atualiza, se trumbica! Como diria vó Adelina. 

Outrossim, no turfe brasileiro, muitos que se dizem profissionais da matéria, relutam a se atualizar, pois, acham que para o mercado que temos, um pouco de saliva pode ainda funcionar. E quantos são aqueles que checam, aquilo que é dito?

Desculpem aos que assim não pensam, mas turfe não é uma loteria e a escolha de pedigees muito menos atende aos mesmos principios de uma roleta. Existem diretrizes básicas que embora não lhe garantam sucesso, pelo menos propiciam um aumento de suas possibilidades de obte-lo. E está provado, com os 74% dos ganhadores de grupo desta década pelo mundo, portadores de pelo menos uma duplicação, que o aberto, está fechado até segunda ordem!

Dominar o sistema de duplicações, não é simples, nem sei se é possivel. Mas quem estudar e tentar com lógica, pode tranquilamente ter êxito. Afinal vivemos uma era de Mr. Prospectors, Danzigs,  Danehills, Sadlers Wells e Storm Cats em razões 3x3. Outros, em razões ainda mais ousadas, 2x3. Todavia, para aqueles que ainda vivem na era dos Nearcos e Hyperions, pode parecer inconcebível, a simples mecânica de uma montagem genética, no plano da exploração de pontos de força. Deus, perdoai-os, pois, não sabem o que fazem.

No lado feminino, noto que grandes matriarcas que duplicadas obtiveram êxito em pedigree clássicos modernos, dificilmente conseguem ter uma filha que consiga seguir seus passos. Almahmoud por intermédio de Natalma, Thong por intermédio de Special, Best in Show por intemédio de Sex Appeal e Sequence por intermédio de Gold Digger, são, na verdade, os pontos fora desta curva. Mas o sucesso maior destas filhas sobre suas respectivas mães, talvez explique o porque. Por isto, me alegro quando vejo outra matriarca seguir este mesmo parâmetro de participação.

Evidente que se você acredita em pedigrees abertos, sugiro que a partir daqui, uma mudança de canal. Pois, o que será demonstrado, talvez fira a credibilidade daquele que afirmou para você, as benesses dos pedigrees abertos sobre os considerados fechados.

Quando Bal a Bali, demonstrou o que era capacitado a fazer, imediatamente recorri a seu pedigree e percebi que talvez a sua duplicação em Gonfalon, na razão 4x4, fosse a verdadeira razão de seu imenso sucesso. Afinal sua linha baixa é ainda para mim, pouco convincente e seu pai, até que me possam provar ao contrário, não é muito chegado a produzir ganhadores de provas de graduação máxima, na milha e meia e em recorde. Gonfalon, é uma filha da grande matriarca Grand Splendor e irmã  de outra grande reprodutora chamada de Killaloe. Consumido o coquetel, vamos ao prato principal.

Você sabem quantos ganhadores de grupo até aqui, nesta decada, são duplicados em Grand Splendor?

Duplicados em Grand Splendor
Brilhantissima - (Put it Back) - Gr.1 BRZ
Asddrubal (Gloria de Campeao) - Gr.3 BRZ
Pone la Firma - (Johannesburg) - Gr.3 ARG
Once Where Wild (Johannesburg) - Gr.1 AUS 
Calculator (In Summation) - Gr.3 USA
Rise Up (Rockport Harbor) - Gr.3 USA
Midnight Cello (Midnight Lute) - Gr.3 USA
Once on Whiskey (Bodemeister) - Gr.3 USA
Cathryn Sophia (Street Boss) - G.1 USA
El Kabeir (Scat Daddy) - Gr.2 USA
Acapulco (Scat Daddy) - Gr.2 USA
Panzer Barcelona (Scat Daddy) - Gr.1 VEN

Duplicados em Killaloe
Keep Up (Unbridled's Song) - Gr.3 USA
Northern Passion (First Samurai) - Gr.3 CAN
Linda Lola (Albert Gold) - Gr.3 PR
Touching Beauty (Tapit) - Gr.3 USA

Vejam a variedade de reprodutores, bem como de países, onde são verificadas estas vitórias. Isto apenas prova, de forma inequivoca para mim, que o efeito é benéfico mesmo em situações distintas. O que diriam aqueles que acreditam que os pedigrees abertos são benéficos para a grande maioria das éguas nacionais? Diriam ser Mágia Negra? Voodoo? Quiromancia?

Não dá ainda para comparar Grand Splendor-Killaloe, com as acima citadas. Mas acreditem, é assim que elas começam. E não em pedigees abertos, defendidos por aqueles que nada tem a dizer e muito menos resultados a mostrar. Só saliva e esperança que não sejam checados.

Apenas a titulo de elucidação, Grand Splendor embora seja filha do não reconhecido Correlation, é imbreed nos chefes de raça Blenheim e Man OWar e descende de forma direta de Plucky Liege, considerada por muitos como uma das maiores éguas do inicio do século passado. Como pode-se notar, as coisa no turfe não acontecem por acaso...