O estudo da geriatria prevê, diagnostica e trata as possiveis complicações em elementos que estão na terceira idade. Como eu e alguns de meus leitores. Não ha nada de errado em se estar na terceira idade, outrossim muita coisa de errada acontece devido a ela. Inclusive dores e falta de poderes auditivos e visuais... Outrossim, de vez em quando, algo vem a tona lembrando que tudo pode acontecer em qualquer idade. Ou quase tudo...
Com vitória por desclassificação de Touriga no GP. Margarida Polak Lara, o reprodutor norte-americano Put it Back - que hoje conta com 20 anos -, atinge a marca de 11 individuais ganhadores de grupo em solo brasileiro. Uma marca expressiva, já que apenas oito outros reprodutores em nossa história, a partir de 1974, conseguiram uma melhor marca.
Put it Back, conta atualmente com um total de 31 ganhadores de grupo no Brasil, o que o coloca na quinta colocação, entre aqueles que númericamente mais se sobessairam neste setor. Contando a partir de agora com uma idade já avançada ele pode mesmo assim ultrapassar, o quarto posicionado nesta estatistica, que é o já desaparecido Known Heights, que conta com 36 individuais ganhadores de grupo. Chegar contudo a terceira colocação, que seria conseguida com a obtenção de seu quadragézimo sétimo individual ganhador de grupo. já me parece uma tarefa mais complicada. Mas não impossível de ser concretizada.
Touriga, foi fecundada por um reprodutor que na época contava com 16 anos, - o que a meu ver não é tão geriátrico assim - mas numa filha de Griffe de Paris, fecundada aos 21 anos de idade. Ai estamos realmente nos reportando a geriatria equina, em seu mais alto grau. Pois, apenas uma outra égua foi fecundada com maior idade - 22 anos - sendo capaz também de produzir a um ganhador de graduação máxima: e tratava-se da maior de todas, Risota, mãe de Rabat (Tratteggio).
Mantendo-se no tema geriático, há de se lembrar que apenas oito éguas fecundadas aos 21 anos de idade, - na história das provas de grupo - foram capazes de gerar a ganhadores neste setor e duas delas, Pintora e Elamiur foram ganhadoras de graduação máxima em pista.
A conclusão que se chega, é que o cruzamento Put it Back e Just Perfect, era tremendamente arriscado no ponto de vista da idade dos parceiros, mas vingou e deu frutos a aquele que não só ousou, como acreditou, pagando para ver. Certo que se levarmos em consideração a existência para este universo de pesquisa que nada menos que 2527 individuais ganhadores de grupo até o presente momento, estes nove elementos cuja fecundação se deu quando sua mãe já tinha mais de 20 anos, devem ser vistos como exceções.
Mas o que seria das regras, se não houvessem exceções e dos elementos da terceira idade sem uma esperança?
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS REGINA
HARAS FIGUEIRA DO LAGO

NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA

HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle
HARAS CIFRA

HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO