HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 14 de outubro de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: A GANHADORA DE GRADUAÇÃO MÁXIMA

Olhando o quadro ao lado, sinto-me seguro em reafirmar aquilo que sempre defendi desde o inicio de minha carreira. Uma vez pode ser sorte, duas coincidência e três é porque você sabe o caminho. Entendido isto, quero deixar outra coisa bastante clara: que embora os números não mentem, a forma como você os interpreta, pode sim mentir, criando falsas ou verdadeiras esperanças.

Faliacia e ealidades podem se vistas confome o olho que as analise. E porisso, tento ter muo cuidado com que afirmo ou que as pessoas pensem que eu possa deixar a entender.

Não sou contra éguas clássicas. Sou sim, primeiro não favorável ao uso extensivo e indiscriminado das clássicas que geneticamente são consideradas fracas. Aqueles que rotulamos de verdadeiros abortos da natureza, como no caso de machos, como Riadhis, El Santarem e tantos outros. Mas isto de maneira alguma vai garantir que todas serão fracassos reprodutivos. Outrossim, levado-se a questão do custo-beneficio, tem que se comprar 20, para que uma realmente corresponda. E até que me possam provar ao contário, isto será bem caro.

120 ganhadores de grupo no Brasil, de um universo até aqui de 2536 individuais ganhadores, são filhos de 89 éguas que quando em campanha ganharam provas de graduação máxima, ou semelhante as mesmas. Os quase 5% de número de ganhadores, representam a meu ver algo significativo, e ter consciência que destas 89 éguas, pelo menos 83 devem se consideradas éguas de alto padrão genético, corroboram minha tese.

Destas reprodutoras, que quando em campanha ganharam provas de grupo 1, uma - a argentina Gas Mask - gerou a quatro individuais ganhadores de grupo. e das dez que foram capazes de gerar a três, cinco, vieram a se responsaveis po três ganhadores de graduação máxima. Foram elas, Hula Hoop, One for the Road, So Beauty, Sweet Honey e Zarzamora.



Mas há de se convir, que de uns tempos paa cá, as provas de graduação máxima, ganharam um significado muito maior que as de grupo 2 e 3, principalmente em nosso território. Ter uma ganhadoa de gupo 1 em seu plantel com genética boa, potencializa as suas chances de vir a produzir a um ganhador de grupo. E em minha opinião é igualmente digno de nota, que destas ganhadoras em pista de provas de graduação máxima, oito o fizeram fora de nossas fronteiras: seis na Argentina e duas no Peru. Se a isto somarmos que houveram mais três que aqui ganharam provas assim qualificadas, mas haviam sido impotadas, diriamos que o balanço positivo de genuinamente brasileiras altamente clássicas foram de 78 cabeças.

Resumindo, se você tem ou não recursos para adquiir a uma ganhadoa de gurpo 1, isto não o impede de concorrer com as mesmas chances, no mecado reprodutivo, pois, a genética tem se mostado ainda mais eficaz. Se você analisarem o n~umeo de éguas que nem correram e seus filhos ganharam provas graduadas, veão quão verdadeira é esta afirmativa. Mas isto é assunto para outro dia.