HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

PAPO DE BOTEQUIM: SER REALISTA, NÃO QUER DIZER SER SAUDOSISTA

As vezes sou taxado de saudosista, contudo honestamente não entendo como alguém por exemplo diz que Messi, ou Maradona, foram os maiores jogadores de futebol de todos os tempos, sem ter ao menos visto Pele, e vou ainda mais longe, Garrincha. Nunca houve nada igual a Pelé. E arrisco a afirmar que dificilmente haverá outro. Pelo menos no tempo que me resta de vida. Como dificilmente haverão outros Sinatras, Beatles, Gabriel Garcia Marques e outros elementos que são consideradas divindades. Isto de maneira alguma é ser saudosista. Desculpe mas acredito que isto é ser realista. 

Poder passar a contar com um termo de comparação, nunca é ruim. Ajuda, a polir seu gosto e acima de tudo cria uma altura para o sarrafo. Não vi Ribot correr e Secretariat, o fiz, apenas por videos. Mas li e ouvi de gente que os viu correr e sei da capacidade que tinham. Afinal você podia não ser ainda nascido, mas sabe que Napoleão levou uma tunda em Waterloo.  Logo, para mim, o maiores cavalos que vi correr, foram Seattle Slew nos Estados Unidos e Frankel na Europa.

Outrossim, embora importante, o que se faz em pista nem sempre é passado para o breeding-shed. A tribo de Ribot, está quase que extinta e a de Secretariat de há muito não é vista nas linhas altas clássicas. Enquanto isto Seattle Slew está bombando e Frankel está indo muito bem, obrigado, e mesmo tendo como seu maior adversário, o pai Galileo.

Todavia, há de se ressaltar que tanto Ribot, quanto Secretariat passaram a ter uma importância grande quando duplicados em um pedigree depois da quarta geração. Dificilmente nomes como estes "desaparecem" de um pedigree, se em sua vida reprodutiva, conseguiram sobressair como reprodutores, avôs maternos e pai de segunda e terceiras mães.

Vocês agora entendem por que uma estrutura genética formanda por reprodutor, avôs maternos e pai de segunda e terceiras mães, é considerada por mim de grande importância? Esta estrutura quando combinada a uma linha materna producente, contribui em muito para a melhoria da qualidade de performance de um animal.

Como disse em outra oportunidade saber "ler" um pedigree o ajuda a não só selecionar. como também organizar a futura campanha em pista de um animal. Respeitar as características de um pedigree, é outro importante passo a ser dado e nem sempre compreendido por muitos de nossos treinadores. Eles mais do que ninguém, "sentiram" a real potencialidade do indivíduo.