Sempre fui fascinado por um cavalo chamado Bold Riler. Por duas simples razões. A primeira por ser filho de Nasrullah, um dos poucos reprodutores a conseguir vencer estatísticas de reprodutores dos dois lados do lago, e segundo por ele, Bold Ruler, ser o maior ganhador por número de estatísticas para reprodutores por prêmios ganhos nos Estados Unidos. Em oito oportunidades.
O fato dele ter nascido na mesma noite que seu arqui rival Round Table, me pareceu algo inusitado também. Não vi Bold Ruler, ele é anterior a minha primeira visita a Lexington, mas quem o viu, reconhece muita similaridade física entre ele e um descendente seu chamado Seattle Slew.
Confesso que Seattle Slew, foi om maior cavalo que vi in loco correr nos Estados Unidos. Quem me desculpem os fans de Citar. mas Slew era fantástico. uma máquina. Um panzer. O que me deixa bastante curioso e ver uma tribo como a de Nasrullah, por sua via mais eficaz Bold Ruler, capaz de gerar dois fenômenos em pistas, Secretariat e Seattle Slew - ambos triplice coroados - não ter a importância, nos dias atuais, das tribos de Northern Dancer e Mr. Prospector, sendo eles dominantes, como sempre foram.
Hoje os imbreeds tanto em Bold Ruler, quanto em Secretariat e Seattle Slew, florescem nos pedigrees clássicos de uma forma constante. Todavia, uma raça que sempre demonstrou uma grande capacidade de impressão de um fisico robusto, compacto e por que não dizer pesado, hoje sobrevive de Ap. P. Indy, que fisicamente tinhas características distintas. E mais ainda de Tapit, que nada tem a ver com seu avô A. P. Indy ou mesmo com seus ancestrais Seattle Slew e Bold Ruler.
Qual a origem deste mistério?
Confesso que não tenho a mínima noção, mas creio que tenho palpites que podem ser pensados e melhor equacionados por mentes superiores a minha. Tapit vem de uma sequência de nove mães tordilhas. O que se há de aceitar, não ser uma coisa das mais normais de acontecer. Por sua vez é imbreed em mr. Prospector e Nijinsky, outros elementos que atuam de forma decisiva em fisico, ainda mais quando duplicados.
Silver Beauty, a nona mãe de Tapit era uma filha do chefe de raça tordilho Stephan The Great, que possuía, a inusitada peculiaridade de ter quatro pais igualmente tordilhos, The Tetrarch, Roi Herod, Le Samaritain, Le Sancy. Logo, querendo ou não, há de se convir que Tapit seja produto de uma longa transmissão direta de elementos de pelagem tordilho, primeiro por cima e depois por baixo, remontando a Le Nancy, o nascedouro de uma perpetuação de pelagem.
Como se é de domínio publico, um tordilho, tem que ter pelo menos um de seus pais tordilho. O que em outras palavras quer dizer que sua manutenção é das mais difíceis e com certeza uma de maior força, em relação a castanhos e alazões.
O senhor Atualpa Soares, a pessoa que conheci que mais se aprofundou na teoria dos tordilhos, dizia com muita propriedade, que eram eles, onde você podia seguir a linha de transmissão, com maior apuro no acerto. Você olha Tapir e olha tanto A. P. mIndy, como Seattle Slew, com Bold Ruler e Nasrullah, e distingue imediatamente que fisicamente ele nada tem a ver com o perfil da raça,
Convivi com Tapit, pois na época frequentava constantemente o barn de Michael Dinckinson em Fair Hills. Era um cavalo determinado, mas limitado ema classe. que surgiu no cenário reprodutivo de forma avassaladora, causando uma surpresa desde os seus primeiros resultados. Seus filhos possuemoi charme de correr, em qualquer distância, em qualquer idade, e em qualquer tipo de pista: dirt, turf ou synthetic. E além disso possuem classe, velocidade e resistência.