Tudo tem uma explicação plausível no reino da criação dos cavalos de corrida, se você tiver a humildade de perguntar o porque certas situações se tornam repetitivas, através de décadas.
Perguntem aos veterinários de haras e acreditem em suas respostas. A grande maioria de éguas do hemisfério norte, leva no mínimo dois anos para poder adaptar-se ao novo hemisfério e ansiar realmente produzir aquilo que é capaz de geneticamente produzir. Sinto que em Bagé podem ser até três. E isto é admissível de ser compreender se levarmos em conta os reprodutores de shutte.
Quantos triunfaram em dois hemisférios, num mesmo padrão?
Danehill? Em padrões similares? More than Ready e Fastnet Rock? Quantos mais e quantas tentativas foram necessárias para isto vir a acontecer?
Pois bem cavalos ganhadores de estatísticas no hemisfério norte como Cyllene, Cambremont, Giants Causeway, Galileo. Northfields, fracassaram de forma significativa aos serem trazidos para o hemisfério sul, ns mais diversas épocas. E foram reprodutores de ponta em seus países de origem. Qual seria então, uma razão plausível? Ele precisariam igualmente de dois ou três anos para se adaptarem em termos reprodutivos e a eles são dados apenas dias e uma permanência de menos de seis meses. cavalo não é io-io. Por isto o shuttle não funciona, na maioria das vezes, da forma que as pessoas acreditam que ele possa funcionar. embora exista uma superioridade genética na questão.
Não querer acreditar na necessidade de uma aclimatação, de um cavalo de corria à midança de hemisfério é o direito de cada um, como supor que Dilma tenha um cérebro, Lula uma honestidade interior e a Haddad não é outro poste.Há gosto para tudo, até pelo Madureira...
Hoje, mesmo com o avanço da tecnologia, não conseguimos eliminar a necessidade de aclimatação. pode ser ate que se tenha a minimizado, mas a gente tem que supor que se Galileo e Giants Causeway são o que são, porque não demonstraram o mesmo padrão na Austrália e Argentina? Ptraga de mãe?????
Aceito que a pessoa por teimosia ou desconhecimento dos fatos, acredite que isto não possa acontecer. Mas quando os fatos são transformados em números, querer manter a opinião, me parece ilógico. Em alguns casos, doentio. temos que nos curvar aos fatos quando o percentual prova esta disparidade. Não podemos no apegar a uma exceção. Danehill é uma exceção e por isto vários filhos seus bem sucedidos na Australia vieram parta a Europa, para os mais conceituados estabelecimentos de cria. E o que aconteceu? A exceção de Fastnet Rock, ninguém passou como ele, por cima da média. Muito em função das éguas Galileo e Saldlres Wells a ele ofertadas. O que tem que ser considerado uma notável ajuda.
Principalmente levando-se em conta que outros grandes filhos de Danehill rm pista, como Holy Roman Emoeror e Rock of Gibraltar, com este mesmo tipo de éguas, nem de perto apresentaram o mesmo padrão de resultados? Há de se comparar laranjas com laranjas e ai só não entende a mensagem quem não leu ou quem não quer assimilar, O que passa a ser um caso de doença...
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO