HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

PONTO CEGO: RESPEITO OS RATES, MAS NÃO ME BASEIO NELES.

Não tenho o costume de pesquisar em sitios que não conheço. E para fazer minhas pesquisas me utilizo dos métodos convencionais. Tenho pouca imaginação e ainda faço o gênero quadradinho,

Para mim, é a melhor solução para não me manter erroneamente informado. Porém, há sítios que ajudam em muito. Não tenho a capacidade de indica-los mas sei que existem.

O Antonio Claudio Assumpção me mandou uma tabela bastante interessante, que repasso a seguir, que segundo ele achou em uma página do Face Book. A informação é importante mas deixa a crer que Skip Away por ter um rate de 136, tenha sido melhor cavalo em pista que Enable e Cigar, ambos com um rate de 133. O que para mim, não confere.

O rate é dado para um dia, e uma determinada performance em uma corrida. O que em outras palavras sugere, que naquele dia e naquela corrida, Cigar perderia para Skip Away, acontecesse o que acontecesse.  Eu não consigo crer que isto viesse a acontecer, pois, muitas das vezes cavalos correm pela turma. Passam e dão seu serviço como terminado. Citar, por exemplo, era assim. 

Sei que é uma situação fantasiosa, mas é exatamente isto que um rate sugere. Fantasia! Por isto os respeito, mas não os adoto. Pois estes dois citados no auge de suas performances, não existiria esta carreira. Era amarrar um laço no pescoço unindo os dois, e antes da curva o tordilho já estaria estrebuchando.



Não tenho a menor sombra de duvida, e acredito que na Juddmonte ninguém a tenha, que na milha e meia Enable jantaria a Frankel, cujo rate é muito superior, 147. Outrossim, na milha ela seria degustada, a luz de velas e ao sabor de um bom vinho. Em sendo assim creio que pouca ou nenhuma importância deve ser dada aos rates, pois eles revelam uma situação pontual. E cavalo de corrida é uma campanha. Todavia, como disse anteriormente, respeito aqueles que se utilizam deles para fazer suas análises.

Outro dia perguntei a mim mesmo, quem seria melhor na milha e meia, Dancing Brave ou Enable? Ribot ou Sea-Bird? Montjeu ou Galileo? Mesmo nunca tendo se enfrentado e em alguns casos sendo elementos de eras distintas, sua sensibilidade apela para um lado ou para outro e não creio que sejam os rates, as somas ganhas, o tempo da carreira, nem quem foram seus adversários que possam dar uma resposta fidedigna a seus anseios. Realmente ajudam, mas não determinam o peso real da situação.

Confesso que gosto de ver estas tabelas, embora elas em nada influenciam minhas ações. Maximu Security no auge de sua forma bateria a Cigar estando o mesmo igualmente no alto da sua? Teria que pensar, mas que ambos, dificilmente bateriam a Seattle Slew, e com certeza perderiam para Secretariat, em qualquer distância que fosse, no dirt ou na grama, disto não tenho a menor duvida. Principalmente Slew, que corria pelos seus adversários. E secretarias corria sua própria carreira, que era distinta dos demais.

Como provar minha tese? 

Não há como prova-la. E o simples fato de nem ser tese, e sim apenas uma opinião, eu diria que nada tem que ser provado. No máximo deverá ser sentido, por aqueles que tiveram o privilégio de ver correr alguns destes animais e objetado por aqueles que possam pensar de forma distinta. O resto é nho-nho-nho de quem gosta de catar coquinho na praia...