Venezuela e Argentina, são dois países que passam por uma crise politica e financeira, mas cujo turfe parece não ser afetado. Falo de fora, e posso não estar notando certas nuances. O que sei é que as corridas continuam e cavalos bons aparecem. Bem mais na Argentina, do que na Venezuela. Isto é verdade.
Como defendo a tese que o bom cavalo pode vir de qualquer lugar, vivo cavucando terrenos muitas vezes não antes cavucados por outros. E assim, acho coisas que podem ser tratadas como excesso de preciosismo, mas que para mim tem importante significado.
Existe uma potranca na Venezuela, que tem chamado a minha atenção. Invicta em três saidas as pistas, Lyndacarter, tem um pedigree insinuante, por seu veio materno. A norte-americana Diamond Dazzle, sua mãe é uma Indian Charlie, numa mãe filha de Storm Cat em mãe Mr. Prospector, neta de Square Angel, logo uma Pretty Polly.
Sempre considerei Square Angel, um ponto fora da curva. Primeiramente por ser uma Canadian Champion, ganhadora do Oaks local e depois por ter produzido seis produtos, sendo quatro dos mesmos de esfera clássica. Suas filhas expandiram seus tentáculos, principalmente Kamar, que considero uma matriarca.
Pois Bem, Lyndacarter é filha de um ganhador de grupo 3, Vacation, um Dynaformer, que não a desmerece, pelo contrário a enobrece, pois, propicia um imbreed em Mr. Prospector.
Lyndacarter acaba de conseguir seu primeiro grupo 1, em sua terceira saída, e pela maneira como o fez, não me surpreenderia ser o primeiro de vários que se seguirão