Quando defendo o conceito da necessidade de uma aclimatação para o cavalo de corrida do hemisfério sul, poder se adaptar ao hemisfério norte, não o faço por modismo ou palpitações cardíacas. O faço pois, este foi o método utilizado por Horacio Luro e funcionou. Whittigham, Moreno e McNelly simplesmente copiaram e obtiveram êxito e hoje Richard Mandella e Paulinho Lobo, não abrem mão de fazê-lo.
Todo atleta equino precisa adaptar seu relógio biológico ao novo hemisfério, e em seis meses, ele passará a reconhecer a primavera do outono e o verão do inverno. Isto não garante sucesso, mas pelo menos evita o insucesso.
Tanto Hard Buck como Gloria de Campeão, tiveram que cumprir um período de aclimatação. Ao mesmo tempo adaptar.se ao novo meio ambiente, lida e alimentação. No caso do segundo, vejo dezenas de cavalos irem a Dubai e pouco ou nada conseguirem. Alguns mais graduados que o próprio Gloria de Campeão. Mas foi ele o único até aqui a ser segundo um ano e ganhar no ano seguinte uma Dubai World Cup.
Stephan era reticente a idéia e preferiu ir eu seu primeiro ano sem utilizar-se da proposição por mim feita de um projeto de aclimatação. Deu com os burros na água, mas inteligente como era, imediatamente deu sua mão a palmatória. Cumpriu as etapas, foi pouco a pouco polindo o projeto e num par de anos, ganhou a Dubai World Cup, que tanto almejara.
Qualquer um pode fazê-lo. Necessita-se apenas de dinheiro, paciência e o cavalo adequado. Simples assim.