A primeira vez que examinei Cal Nation,um irmão materno do Grade 1 winner Bluegrass Cat (Storm Cat), foi nas vendas de Keeneland Yearlings September sales em 2009. Apaixonei-me a primeira vista, mas de antemão era sabedor que aquilo não era para o meu bico. Era muita Catherina Zeta Jones para o meu pobre barquinho... Mas como sou um eterno escravo do charme emanado por Numbered Accout, fui vê-lo mesmo assim.
Ele foi defendido por seu criador, a Win Star por $335,000. Nenhum absurdo, para um irmão materno de um cavalo que ganhou em pista mais de US$1,7 milhões e inicia sua vida reprodutiva, com a pata direita. Pois bem, não entendi, porque o mercado, não gostou dele. Ou melhor não achou que ele valia US$500,000 ou coisa parecida. Como também na época não entendi porque ele foi colocado em um leilão. Mais tarde, com o anúncio da dissolução da sociedade que gerenciava a Win Star, imaginei porque. Acerto de contas.
Porque achava que ele deveria dar mais? Afinal era um Distirted Humor, que até então sempre me pareceu um cavalo exageradamente estimado. Mas este, um Numbered Account, simplesmente não o foi. O que me faz crer que, pouco a pouco, o mercado está tomando conhecimento que o filho de Forty Niner é bom reprodutor, mas não tão bom como A. P. Indy, Smart Strike e outros vendidos em seu mesmo patamar monetário, e o pior, que infelizmente o mercado norte-americano, ainda continua achando que linha materna é acessório...
Eu não tinha como assistir a carreira, pois, tinha que pegar um avião para Lexington. Graças a Deus os aviões da Air Tran possuem Wi-Fi e de meu computador pude assisti-lo estrear e ganhar, como apenas os bons cavalos o fazem: tratando seus rivais como mero cavalos de claiming.
PHOTO COGLIANESE
O pupilo de Todd Pletcher acompanhou um outsider que estabeleceu as sólidas marcas de :22.38 and :45.07. Na reta assumiu a vanguarda sob a vigorosa tocada de Johnny V. e ganhou por 7 3/4 corpos. Os 1,400m foram vencidos em 1'22". É mole? Vai ser encrenca. Anotem e me cobrem.Porém antes, percam alguns segundos para dar uma olhadinha no pedigree desta criança.
E já que pedigree parece ser a tônica vigente, que tal o pedigree de Que Fenomeno, que desbancou os até então temidos - e com razão - Amigonis e assumiu a liderança de sua turma na feira de São Paulo, com sua maiúscula vitória no quilômetro listado do Herculano d Freitas? Eu o definiria como que fenomeno!
Sim este pedigree é um fenomeno e que fenomeno já a partir de seu pai Northern Afleet, que justamente com Elusive Quality e Refuse to Bend, demonstram serem os elementos de mais alta qualificação a nível internacional. Uma mãe Gone West, na linha 14-c de Pretty Polly, que propicia não só Que Fenomeno ser imbreed em Mr. Prospector na razão 3x3x5, em Northern Dancer na 4x5, como igualmente determina um insinuante Rasmussen Factor em Tamerett 4x3.
Quando algo como isto pinta, sobra!