A foto é antiga, mas a cabeça é a mesma.
De há muito, mantenho plena convicção que certas pessoas possuem a rara percepção de sentir a presença de um diferenciado equino, quando ele é posto a sua frente para ser inspecionado. Gente como João Carlindo, Mario Campos, George Blackwell e Roberto Prado Telles, - para se citar apenas quatro com que tive a felicidade de conhecer e interagir profissionalmente. Concordo que exista todo o tipo de percepção; da totalmente falha, como ser capaz de ver a honestidade nos olhos de um réu confesso como Cesare Batista, assim como a qualidade nas patas de uma destituída de fisico, do naipe de Ever Love. Outrossim, o tempo e a constância dos resultados, irão separar o joio do trigo.
Ao mesmo tempo, o conhecimento e a observação me fizeram desenvolver, a minha própria percepção. Incapaz de ver a alma de um cavalo, pelo menos passei a sentir a qualidade do mesmo, inclusive naqueles com defeitos visíveis - mas a meu ver nada impeditivos - como Da Hoss e Sea Girl, que tomo aqui como exemplos. O importante de se frisar é que nunca moldei em minha mente um tipo fisico de cavalo, mas sim um que reunisse as funções mínimas de capacita-lo a exercer a função para a qual foi criado: correr! E no caso presente, mais que seus adversários?
Dai ter convicção e coragem de distinguir antes de suas respectivas consagrações, ou sendo mais sucinto, em sua primeira ou segunda aparições, a qualidade do mesmo. E foi assim, com Frankel, Zarkava, Sea the Stars, Camelot, Itajara, City of Troy e algum outros. Não os selecionei, mas soube respeitar desde cedo suas respetivas capacidades de tornarem-se diferenciados.
De dez inéditos que seleciono, até hoje pelo menos dois ou três, alcançam com sucesso a esfera das provas de grupo. Existirão outros cinco ou seis, que mostrarão qualidade, mas não a diferenciação necessária capaz de fazê-los derrotar os melhores de sua geração e sempre haverão, uns três ou quatro, que lhe enganam redondamente, pois embora tenhas as ferramentas necessárias a sua disposição, falta-lhes a vontade de vencer.
Volto a repetir, eu pelo menos não tenho um tipo de cavalo desenhado em minha cabeça. Much Better e Einstein, eram desenhos distintos em minha percepção, mas creio que ambos funcionaram a contendo, quando exigidos. Assim como Cara Rafaela e Little Baby Bear. O que o investidor tem que acreditar, é que no momento em que ele decide por alguém que selecione um inédito e posteriormente outro alguém seja designado para treina-lo, o projeto foi criado e as cartas já estação sobre a mesa. Isto, nada mais do que isto.
