Mais uma vez, a pergunta foi simples e objetiva e para variar a resposta era a meu ver, complexa e vaga: quem é melhor João Moreira ou Silvestre de Souza?
Pois é, quem foi o melhor, Maradona ou Messi ? Peguntem aos argentinos.
É muito difícil se comparar elementos que considero de exceção. Por isto prefiro estabelecer patamares, pois, assim tenho certeza que ambos coabitam um, que juntamente com o Juvenal e o Ricardinho, é o maior dentro do âmbito brasileiro. Seria da mesma altura do estabelecido por Piggott e Dettori ? Diria que não. Contudo, não perde para nenhum outro que possa ser estabelecido.
Um é nome sagrado no Oriente. Outro no continente europeu, principalmente na Inglaterra. Ambos não tiveram carreiras direcionadas para os Estados Unidos, pois, acredito que se tivessem, seriam hoje elementos maiores dentro da constelação mundial.
Não conheço Sylvestre pessoalmente. Convivi com Moreira por um tempo. Logo, não posso aquilatar diferenças do tipo pessoal. E ademais, por que não contentar-nos com o fator de serem dois elementos fora da curva que tanto engrandeceram o nome do desportista brasileiro no âmbito mundial ? Porque não vê-los, como foram vistos Sena, Pelé, Jofre, Oscar, Guga e tantos outros que nos enxeram de orgulho com suas conquistas?
No turfe temos um quadro de honra para animais diferenciados e assim elementos como Bal a Bali, Itajara, Much Better, Boticão de Ouro, Farwell, Duplex e tantos outros, são preservados com muito carinho e tremendo respeito em nossas memórias, para todo o sempre. cada um a seu tempo, a sua hora e dentro de parâmetros distintos. Feliz daquele, que como eu, puderam ser testemunhas oculares de suas histórias. Esta é a vantagem de se atingir a avançada idade: amplia-se o universo.
E isto por si só, não bastaria ?
